
Por Redação
OSerpro, em parceria com a Receita Federal, lança novas funcionalidades para o Integra Contador, solução que facilita a automação de escritórios de contabilidade e demais empresas do ramo contábil que prestam serviços a contribuintes. A partir de agora, a ferramenta conta com serviços aprimorados para a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb) e para o Módulo de Inclusão de Tributos (MIT), proporcionando mais agilidade, segurança e precisão no cumprimento das obrigações fiscais.
As novas funcionalidades conferem benefícios significativos para os profissionais e empresas de contabilidade. Elas proporcionam maior simplicidade para o encerramento e acompanhamento de apurações, possibilitam a redução de erros com identificação automática de pendências e promovem automatização e integração de processos. Tudo isso com um acesso seguro e fácil, em conformidade com a LGPD, garantindo também o sigilo fiscal e a confiabilidade dos dados.
As atualizações incluem quatro novos serviços relacionados ao MIT e mais um vinculado ao DCTFWeb. São eles:
- Encerrar apuração MIT: permite o encerramento de apurações sem pendências, com sinalização de eventuais irregularidades;
- Consultar situação de encerramento MIT: possibilita a verificação assíncrona do encerramento;
- Consultar apuração MIT: permite acessar informações detalhadas das apurações registradas;
- Consultar apuração MIT por ano ou mês: facilita o acesso histórico das apurações realizadas;
- Gerar Documento de Arrecadação para Declaração em Andamento: viabiliza a emissão de DARF para declarações ‘em andamento’, evitando problemas com prazos fiscais.
Todas as funcionalidades já contam com documentação técnica no catálogo de serviços da solução.
MIT + DCTFWeb
O Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) permite a inserção de determinados códigos de receita diretamente na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb), de modo a transformá-la na única declaração de confissão de dívidas da Receita Federal, substituindo integralmente a DCTF-Fazendária que, até 2024, era enviada pelo contribuinte via Programa Gerador de Declaração (PGD).
“Um dos diversos benefícios trazidos pela disponibilização dessa declaração via web foi a possibilidade das empresas que utilizam o Integra Contador realizarem o preenchimento e envio da declaração de forma automatizada”, explica a gerente de Negócio em Soluções de Declarações e Serviços do Serpro, Franciana Duarte.
Parceria Serpro e Receita Federal
“A evolução do Integra Contador é fruto da parceria entre o Serpro e a Receita Federal, que trabalham juntos para entregar soluções inovadoras para modernizar o setor contábil e fiscal do país, auxiliando as empresas e os contribuintes no cumprimento de suas obrigações fiscais”, destaca o gerente de Negócio para soluções Economico-fazendárias da estatal federal de TI, Breno Ribeiro.
Quer saber mais?
Todas as informações sobre o Integra Contador estão na página do produto na Loja Serpro. A contratação é online, sem taxas ou multas de cancelamento, e a liberação de acesso é imediata.