Ir para o conteúdo

Alinhamento entre as estrelas: Antes Tech do que Nunca

Por Douglas Rodrigues

Tive a honra de participar do PodCast da TOTVS Antes Tech do que Nunca para contar sobre a reforma tributária do consumo. Fiz uma dobradinha com a Elisângela Cristina Damasco para juntar as decisões políticas com o que as empresas terão que fazer no ambiente de tecnologia.

A brilhante Gabriela Agustini conduziu tudo.

No começo da conversa, eu expliquei que muita gente acha que a reforma pode ser desfeita. Em uma analgia, o ano de 2023 teve um alinhamento (quase que das estrelas) para que o então novo presidente Lula quisesse votar a reforma. Por outro lado, o Congresso, os governadores e os prefeitos também bancassem o projeto.

Sabe quando isso aconteceu antes? Nunca, pelo menos nos últimos 40 anos. Bolsonaro tentou. Temer, idem –e muitos outros. Na realidade, o debate foi amadurecendo ao longo dos últimos governos. Os últimos presidentes das Casas do Congresso discutiram muito a PEC 45 e a PEC 110 –para, em 2023, dar origem ao texto da Emenda Constitucional 132.

O ministro da Economia Paulo Guedes queria muito a criação da CBS (fusão do PIS e da Cofins) e deixar para o IBS para depois -formando o IVA. Isso é o que aconteceu, depois de tanto tempo.

Já Fernando Haddad conseguiu aproveitar a força de Lula no início do mandato, o debate maduro e montou uma equipe só para cuidar do tema –coordenado por Bernard Appy.

Para isso ter acontecido, foi como um alinhamento entre as constelações. E quem estuda astronomia sabe que essas coisas são difíceis de acontecer.

O PodCast completo, no Spotify Antes Tech do que Nunca.


Douglas Rodrigues é editor-chefe do Portal da Reforma Tributária


Leia mais:

Rolar para cima