
Por Redação
Estudo do Banco Mundial mostra que uma administração tributária eficiente impulsiona o crescimento econômico e a criação de empregos ao estimular investimentos, reduzir custos de conformidade, promover a formalização e aumentar a confiança dos investidores.
Além disso, fortalece a arrecadação de recursos, permitindo investimentos em infraestrutura, educação e serviços sociais, que resultam no crescimento econômico e na geração de empregos. Projetos públicos de grande escala criam empregos imediatos, enquanto investimentos em capital humano geram benefícios econômicos duradouros.
O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Jorge Clemente de Leon Miranda e Viet Anh Nguyen.
Digitalização tributária

Regulamentações tributárias complexas e altos custos de conformidade prejudicam a produtividade e o crescimento dos negócios. A digitalização e a simplificação tributária reduzem encargos administrativos, melhoram a conformidade e liberam recursos para inovação e expansão. Soluções digitais, como declaração de impostos online e avaliações automatizadas, aumentam a arrecadação sem sobrecarregar as empresas, além de gerar empregos
A informalidade é comum em economias em desenvolvimento, o que limita o acesso a crédito, proteção social e crescimento. A simplificação tributária, serviços eficientes e comunicação clara incentivam a formalização, oferecendo benefícios como acesso a compras governamentais e cadeias de suprimentos. Em países da OCDE, reduzir a carga administrativa tributária aumentou a criação de empresas. No Brasil, o Simples Nacional promoveu o registro de PMEs, ampliando receitas, empregos e contribuições sociais.
Fiscalização tributária
A fiscalização tributária transparente cria um ambiente favorável aos negócios, reduzindo a incerteza e atraindo investimentos. Sistemas tributários estáveis, justos e com conformidade recompensada incentivam a confiança, enquanto fiscalização fraca prejudica essa confiança.